SAIBA MAIS SOBRE OS ÓLEOS CORPORAIS

Os óleos são substâncias que retardam a evaporação e a perda de água da pele por meio da formação de um filme na sua superfície. Com isso o ressecamento será dificultado. O óleo é o veículo para os ativos que são os responsáveis pela ação hidratante.

O principal benefício dos óleos corporais é a hidratação, pois possuem ativos (vitaminas, ácidos graxos,etc..) com alto poder de hidratação da pele, de restaurar a barreira lipídica da nossa pele e formar um filme sobre a nossa pele o que dificulta a perda de água.

O óleo deve ser aplicado após o banho, com o corpo levemente úmido, fazendo massagem suave durante a sua aplicação. Devem ser colocadas poucas gotas deste óleo nas mãos, esfrega-las e passar no corpo. Após, passe mais um pouco de água pelo corpo e use a toalha para retirar o excesso do óleo. Não utilizar no rosto!

O ideal é que se use óleo a cada 2 dias e em casos de pele oleosa, no máximo, 2 vezes por semana. Por formar um filme protetor sobre a pele, os óleos, usados em excesso, irão obstruir os poros, aumentando a oleosidade e favorecendo o surgimento de acne e foliculite. Além do que esse filme formado irá prejudicar a penetração de creme hidratante.

Ao comprar um óleo corporal, deve-se ficar atento para que o percentual de óleo vegetal seja maior que óleo mineral, uma vez que, o mineral tem maior chance de causar alergias. Existem óleos com aromas específicos muito usados para massagens, pois alguns aromas possuem ações relaxantes.

Uma dica interessante seria fazer uma esfoliação a cada 10 dias, pois ajuda a “limpar” a pele de todo o óleo que fica impregnado, obstruindo seus poros e dificultando a ação de agentes hidratante. Outra dica é sempre olhar os rótulos dos produtos, pois devemos dar preferência a produtos de origem vegetal que possuem risco menor de causar alergias.

Abaixo, alguns exemplos de óleos corporais:

– Óleo de amêndoas doce – rico em óleo, proteínas e glicídios, vitamina B1, B2, PP, B5,B6, pró-vitamina A e substâncias minerais; atua como agente emoliente para a pele, atuando na formação de uma barreira filmógena, que diminui a perda trans-epidérmica.

– Óleo de semente de uva – elevado teor de alfa tocoferol, acido linoleico e ácido palmítico. Possui ação emoliente, tonificante e revitalizante da pele.

– Óleo de Macadâmia – rico em ácido palmitoleico. Promove hidratação, proteção e prevenção da perda de umidade da pele, o que garante sua função normal e aparência saudável.

– Óleo de Abacate – rico em ácido oléico, palmítico, linoléico, palmitoléico, além de outros ácidos insaturados como o linolênico e araquídico. Possui ainda quantidades variáveis de: Vitaminas A, B1, B2, C e D, aminoácidos, ácidos voláteis, esteróis (sitosterol, campesterol), hidrocarbonetos e lecitina. Tem propriedades emoliente, calmante e suavizante da pele.

– Óleo de germe de trigo – rico em vitamina E, possui sais minerais e ácidos graxos insaturados. Contém 80-85% de glicerídeos de ácidos graxos insaturados, uma pró vitamina A e vitamina E; tocoferóis (Vitamina E); ácido oléico, ácido linoléico, ácido linolênico,ácido palmítico, ácido esteárico, ácidos graxos livres e lecitina. Este óleo tem ações tônica,fortificante, revitalizante, emoliente, nutritiva e estimulante.

– Óleo de avelã – excelente emoliência; rico em ácido oleico.

 

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *