Micoses

As micoses são afecções cutâneas causadas por fungos. Elas podem se manifestar por manchas brancas ou vermelhas que coçam localizadas ou não em áreas de dobras (por exemplo, axilas, entre os dedos das mãos e pés e virilha).

Alguns tipos serão citados abaixo:

Pitiríase Versicolor – é o popularmente conhecido como “pano branco”. É uma micose muito frequente. Manifesta-se com manchas de diferentes tamanhos, agrupadas ou isoladas, e normalmente aparecem na parte superior dos braços, tronco, pescoço e rosto. A sua superfície apresenta uma descamação fina, com a tonalidade variando entre o branco, rosado ou castanho. Pessoas com pele oleosa estão mais suscetíveis a apresentar este tipo de micose. O tratamento pode ser feitos com medicamentos locais ou orais.

Tinhas – manifesta-se com manchas vermelhas, de superfície escamosa e bordas bem nítidas. Estas lesões coçam. Podem aparecer em qualquer parte do corpo. O tratamento pode ser feitos com medicamentos locais ou orais.

Onicomicoses – são as micoses das unhas. Pode ocorrer tanto nas mãos quanto nos pés. As unhas apresentam alteração na sua cor (amarelada, esbranquiçada ou amarronzada), da sua espessura (ficam endurecidas e grossas), se tornam frágeis e quebradiças (podem ficar deformadas) e podem descolar na sua ponta.

Há também a paroníquia (“unheiro”), em que há inflamação, dor, vermelhidão ao redor da unha. O tratamento pode ser feitos com medicamentos locais ou orais.

Sempre consultar um dermatologista para o correto diagnóstico e tratamento

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *