Saiba mais sobre Pelos encravados

Os pelos encravam, pois há obstrução do folículo piloso (canal onde o pelo passa). Essa obstrução pode ser causada pelo próprio pelo, isto é, há pessoas que possuem como características pelos encurvados, que ao cresceram encurvam-se novamente e penetram na pele. Isto é uma característica genética do indivíduo. Outra causa é o uso frequente de cera para depilar, pois este método arranca o pelo pela raiz, tornando-o mais fraco e dificultando a sua saída pela pele, isto é, ele não consegue romper a camada mais superficial da nossa pele. Outra causa é o uso de roupas apertadas e uso excessivo de cremes hidratantes gordurosos que promovem, também, obstrução do folículo piloso.

As pessoas de pele negra são mais suscetíveis à ocorrência deste problema, pois seus pelos apresentam a característica de serem recurvados. Isso faz com que ao crescerem, encurvam-se e penetram na pele, gerando uma inflamação ao redor.

Nas mulheres a área mais acometida é a virilha e nos homens são a nuca e o pescoço. Isto ocorre pelo fato de serem áreas de dobras o que facilita o pelo nascer de forma oblíqua, facilitando o seu encravamento. Estas áreas se apresentam com lesões avermelhadas, pouco inchadas e algumas sobrepostas por pus. Pode haver formação de cistos, em virtude de um acúmulo de pelos que cresceram para seu interior.

A cera é o método que mais contribui para o encravamento dos pelos, pois ele arranca o pelo pela raiz, tornando-o mais fraco e dificultando a sua saída pela pele, isto é, ele não consegue romper a camada mais superficial da nossa pele.

O melhor tratamento é a depilação a laser, pois ela atua na causa, isto é, no pelo. Com a depilação a laser é possível reduzir consideravelmente a quantidade de pelos, pois o calor gerado pelo laser promove a destruição da raiz do pelo. Caso opte por usar lâmina de barbear, o ideal é raspar no sentindo de crescimento do pelo, de forma suave e após o banho.

Seguem algumas dicas para evitar que os pelos encravem após a depilação:

Esfoliar alguns dias antes (3 dias) da depilação ajuda, pois irá remover as células mortas, afinar a pele e facilitar a saída do pelo. Existem substâncias como ácido retinoico, acido glicólico, acido salicílico, uréia que promovem uma renovação celular e esfoliação da pele. Também podem ser utilizados sabonetes esfoliantes e bucha vegetal nas áreas com pelos encravados a fim de remover a camada de células mortas.

Evitar o uso de cremes oleosos após a depilação com cera, pois podem favorecer o entupimento do folículo, uma vez que estão dilatados. Não reutilizar a lâmina de barbear, pois pode favorecer a infecção da pele.

Uso de roupas leves, pois diminui a obstrução dos folículos pilosos.

Em caso de inflamação leve, pode ser feito compressas com água morna, mas em casos moderados a severos o recomendado é consultar um dermatologista para que sejam prescritos cremes a base de anti-inflamatórios e antibióticos.

Não espremer os pelos encravados, pois isto pode piorar o quadro, isto é, podem evoluir para uma infecção mais séria, cicatrizes e manchas.